O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, foi reeleito por unanimidade para o mandato de 2025 a 2029. A eleição ocorreu na terça-feira (7), na sede da CNA, em Brasília.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon), Hélio Dias, compõe a nova chapa como conselheiro fiscal.
Planos para o futuro e fortalecimento das federações
Martins reafirmou o compromisso com a renovação da diretoria e a formação de novas lideranças rurais. Entre as metas para o novo mandato, estão a criação de centros de treinamento e capacitação em todo o país.
Ele garantiu que o Sistema CNA/Senar continuará oferecendo suporte às federações estaduais, promovendo igualdade de oportunidades e fortalecimento institucional.
“Precisamos estar unidos e preparados para o futuro”, destacou o presidente.
Trajetória de João Martins
No comando da CNA desde 2015, João Martins tem uma trajetória marcada pela defesa dos produtores rurais e pela promoção do desenvolvimento do setor.
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e da Agropecuária João Martins S/A.
Martins também foi fundador e primeiro tesoureiro da Central de Cooperativas de Leite da Bahia (CCLB) e presidente interino da Associação Baiana de Criadores (Abac).
Na Faeb, liderou ainda o Senar Bahia e o Sebrae Bahia, reforçando sua atuação voltada à capacitação e ao empreendedorismo rural.
Nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal (2025–2029)
Diretoria Executiva
Presidente: João Martins da Silva Júnior (BA)
1º Vice-presidente: Gedeão Silveira Pereira (RS)
2º Vice-presidente: Antônio Pitangui de Salvo (MG)
1º Vice-presidente de Finanças: Humberto Miranda (BA)
2º Vice-presidente de Finanças: Muni Lourenço Silva Júnior (AM)
1º Vice-presidente de Secretaria: Marcelo Bertoni (MS)
2º Vice-presidente de Secretaria: José Amílcar de Araújo Silveira (CE)
Conselho Fiscal (Efetivos)
Álvaro Arthur Lopes de Almeida (AL)
Paulo Carneiro (TO)
Hélio Dias de Souza (RO)
Suplentes
José Álvares Vieira (RN)
Raimundo Coelho de Souza (MA)
Luiz Iraçú Guimarães Colares (AP)
jornaldamazonia.com / com informações da Agro em Campo
