Justiça decreta prisão e rapper Oruam passa a ser considerado foragido

Oruam responde a uma ação penal por tentativa de homicídio qualificado

O rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam, é considerado foragido após a 3ª Vara Criminal do Rio de Janeiro decretar sua prisão nesta terça-feira (3). A Polícia Civil informou que esteve no endereço do artista para cumprir a ordem judicial, mas ele não foi encontrado.

Oruam responde a uma ação penal por tentativa de homicídio qualificado e estava em liberdade mediante uso de tornozeleira eletrônica, autorizado por liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A decisão, no entanto, foi revogada após relatórios da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) apontarem reiterados descumprimentos das medidas cautelares.

Segundo a Seap, o monitoramento eletrônico registrou 66 violações desde outubro de 2025, incluindo descumprimento do recolhimento domiciliar noturno e longos períodos com o equipamento desligado. Somente em 2026, foram contabilizadas 21 ocorrências consideradas graves, em sua maioria relacionadas à falta de carregamento da bateria. O dispositivo permanece descarregado desde o último domingo (1º).

Em dezembro de 2025, Oruam compareceu à Central de Monitoração Eletrônica para substituição da tornozeleira. A perícia técnica no equipamento retirado identificou dano eletrônico, possivelmente causado por forte impacto. Após a troca, o novo dispositivo voltou a apresentar falhas semelhantes.

Diante das infrações, o Ministério Público solicitou a prisão preventiva. Com a revogação da liminar do STJ, a juíza Tula Corrêa de Mello determinou a retomada da prisão, avaliando que as medidas alternativas se mostraram insuficientes para garantir a ordem pública e o andamento do processo.

O rapper é acusado de participação em uma tentativa de homicídio contra um delegado e um policial civil durante uma operação realizada em julho de 2025, em sua residência, no Rio de Janeiro. Outros três réus também respondem pelo mesmo processo. Oruam é filho de Márcio dos Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP, que cumpre pena em presídio federal.

Fonte: jornaldamazonia.com com informações da
Agência Brasil

Foto: Oruam/Instagran

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Novos pedidos de CNH quadruplicam em janeiro, mostra Senatran

Novos pedidos de CNH quadruplicam em janeiro, mostra Senatran

Cerca de 300 mil documentos foram emitidos desde mudança em sistema

Next
SUS oferece vacina contra bronquiolite para bebês prematuros

SUS oferece vacina contra bronquiolite para bebês prematuros

Crianças com comorbidade também poderão receber proteção

Total
0
Share