O Ministério da Cultura (MinC) lançou o Programa Rouanet Festivais Audiovisuais, que destinará R$ 17 milhões para o incentivo de pelo menos 30 festivais de cinema e audiovisual em todo o Brasil, via Lei Rouanet. O anúncio foi feito durante o encerramento da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na Cinemateca Brasileira.
O objetivo é fortalecer o circuito de mostras e ampliar o acesso à cultura, com destaque para a diversidade regional, de gênero e étnica. Segundo a ministra Margareth Menezes, a iniciativa inaugura um novo ciclo de inclusão e democratização cultural.
O edital prevê cotas regionais de R$ 3 milhões para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste e exige que metade dos projetos contem com equipes majoritariamente formadas por mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+, com deficiência ou de comunidades tradicionais.
Com apoio do Fórum dos Festivais, o programa reforça o papel estratégico desses eventos na formação de público, geração de renda e difusão do cinema brasileiro, dentro e fora do país.
Inscrições: de 3 a 28 de novembro, pela plataforma Salic.
Edital completo: disponível a partir de 31 de outubro no site do MinC.
Fonte: jornaldamazonia.com
Foto: Antonio Cruz

 
										 
										 
										 
										 
			 
			 
								