O Ministério da Saúde realizará no próximo sábado (8) o Dia D de combate à dengue, com ações em todo o país para reforçar a prevenção contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A mobilização integra a campanha “Não Dê Chance para Dengue”, lançada nesta segunda-feira (3).
Segundo o ministro Alexandre Padilha, o objetivo é alertar a população e fortalecer as redes municipais de saúde antes do período de maior risco, entre novembro e maio. Apesar da queda de 75% nos casos e 72% nas mortes em relação a 2024, o governo considera o cenário preocupante, com 30% dos municípios em alerta.
Em 2025, o Brasil já registrou 1,6 milhão de casos prováveis e 1.688 mortes, a maioria em São Paulo, que concentra 64% dos óbitos.
O ministério anunciou reforço na estrutura de atendimento e combate ao mosquito, incluindo envio de equipes da Força Nacional de Saúde, centros de hidratação e distribuição de larvicidas e nebulizadores.
Padilha destacou ainda a expectativa de aprovação, até o fim do ano, da vacina contra dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, que deve começar a ser aplicada em 2026, com produção em parceria com a farmacêutica chinesa WuXi Biologics.
Fonte: jornaldamazonia.com
Imagem: Divulgação Agência Brasil
