Morre aos 88 anos o Papa Francisco, “o Papa do Povo”. A informação da morte de Jorge Mario Bergoglio foi divulgada hoje às 7h35 pelo Vaticano. A causa da morte não foi informada.
“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja”, relata o comunicado do Vaticano.
A saúde do Papa Francisco era motivo de preocupação desde que ele foi internado em fevereiro com um quadro de bronquite, que evoluiu para uma pneumonia bilateral — que médicos revelaram posteriormente ter deixado Francisco perto da morte.
Ontem (20), no Domingo de Páscoa, o papa fez uma aparição para abençoar milhares de pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano.
De acordo com o Vaticano, Francisco passou por dois episódios de insuficiência respiratória aguda nas últimas horas, após ser percebida uma piora em sua condição de saúde nos últimos dias. A Santa Sé explicou que os episódios foram causados por um acúmulo significativo de muco endobrônquico — secreção mucosa dentro dos brônquios, os canais que conduzem o ar para os pulmões.
Argentino de nascimento, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Também quebrou paradigmas ao ser o primeiro jesuíta no comando da Igreja e o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia de seu antecessor, Bento XVI.
Escolhido em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave, Bergoglio se tornou o 266º papa da Igreja Católica.
Fotos: vaticanmedia.va
