ONU vê violação do direito internacional em ação dos EUA contra Maduro

EUA alega a aplicação da lei para enfrentar tráfico de drogas e narcotráfico

Os Estados Unidos violaram de maneira clara o direito internacional na operação que capturou o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou uma porta-voz da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira, 6.

“É claro que a operação violou um princípio fundamental do direito internacional, segundo o qual os Estados não devem ameaçar ou usar a força contra a integridade territorial ou a independência política de qualquer Estado”, afirmou Ravina Shamdasani, porta-voz do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos.

Segundo a porta-voz, a comunidade internacional deve se unir em repúdio à intervenção americana. Do contrário, envia-se um “recado de que os poderosos podem fazer o que quiserem” com outras nações. No comunicado, Ravina reforçou ainda a autodeterminação do povo da Venezuela.

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reuniu nesta segunda-feira para discutir a operação que capturou Maduro. Em paralelo, o ex-líder e sua esposa, Cilia Flores, passaram por uma audiência de custódia em um tribunal de Nova York.

Na reunião da ONU, o embaixadores dos EUA defendeu a operação como uma “aplicação da lei”, enquanto outros representantes repudiaram a ação, incluindo o do Brasil.

Fonte: O Estadão

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Cláudia de Jesus solicita nova escola indígena para aldeia de Chupinguaia

Cláudia de Jesus solicita nova escola indígena para aldeia de Chupinguaia

Indicação pede melhorias para garantir educação digna na Terra Indígena Tubarão

Next
Estudo alerta: vazão dos rios da Amazônia pode cair 50% e ameaça energia e agricultura

Estudo alerta: vazão dos rios da Amazônia pode cair 50% e ameaça energia e agricultura

Um estudo sobre os efeitos das mudanças climáticas nos recursos hídricos do

Total
0
Share