Operação da PF mira organização criminosa que explora garimpo ilegal no Amazonas

Foram cumpridos 4 mandados de prisão preventiva, 12 de busca e apreensão

Com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada ao garimpo ilegal e crimes correlatos, como lavagem de dinheiro e exploração de trabalhadores em condição análoga à escravidão, a Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (28), a Operação Barões do Filão.

Foram cumpridos pelos policiais federais 4 mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão em residências dos investigados, nas cidades de Itaituba (PA), Novo Progresso (PA), Sinop (MT), Porto Velho (RO) e Regeneração (PI).

Também foi decretado o sequestro de bens e bloqueio de ativos no valor de R$ 74.110.528,00, correspondente ao dano ambiental identificado.

A investigação teve início após levantamento de informações, durante fiscalização no local denominado “Filão dos Abacaxis”, no interior do Amazonas, onde aproximadamente 50 trabalhadores foram resgatados em condição análoga à escravidão. Trata-se de uma das áreas de garimpo consideradas as mais rentáveis da América Latina.

Segundo as apurações, o garimpo possuía um proprietário que administrava a região e arrendava “poços” de mineração a terceiros. Cada arrendatário arregimentava trabalhadores para a extração ilegal, utilizando cianeto e causando graves danos ambientais.

A Operação Barões do Filão é um desdobramento da Operação Mineração Obscura.

Mineração Obscura 2

A operação contou com o apoio do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI-Amazônia), que congrega ações de integração dos nove Estados da Amazônia Legal Brasileira e dos nove países que também possuem a Floresta Amazônica em seus territórios.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Prevenção, fiscalização e orientação garantem excelência em sanidade do gado em Rondônia

Prevenção, fiscalização e orientação garantem excelência em sanidade do gado em Rondônia

Medidas asseguram que o rebanho bovino continue livre de doenças

Next
Criança autista ficar por mais de uma hora no sol, por punição na escola

Criança autista ficar por mais de uma hora no sol, por punição na escola

O fato teria ocorrido na quarta-feira (20) em uma escola de Ji-Paraná

Total
0
Share