Pix Automático entra em vigor e substitui débito automático

Medida deve facilitar a vida de consumidores e empresas

A partir desta segunda-feira (13), o Pix Automático passa a ser obrigatório nos bancos, com o objetivo de substituir o débito automático e boletos. A nova modalidade permite que empresas enviem pedidos de autorização para cobranças periódicas, que o cliente aceita uma única vez — após isso, os valores são debitados automaticamente da conta, com possibilidade de cancelamento ou ajustes a qualquer momento.

A medida deve facilitar a vida de consumidores e empresas, especialmente pequenos negócios e MEIs, que antes dependiam de convênios bancários complexos. O Banco Central estima que cerca de 60 milhões de brasileiros serão beneficiados.

Contas de consumo, mensalidades escolares, academias e assinaturas são alguns exemplos de pagamentos que poderão ser feitos com o Pix Automático. Já pagamentos entre pessoas físicas continuarão usando o Pix agendado recorrente.

Para evitar golpes, empresas que desejarem usar a nova função devem estar ativas há mais de seis meses e passar por uma checagem rigorosa, incluindo análise de CNPJ, atividade econômica e histórico de transações.

Fonte: jornaldamazonia.com

Foto: Bruno Peres

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Brasil recebe medicamento para câncer de mama no SUS

Brasil recebe medicamento para câncer de mama no SUS

Nesta primeira remessa, chegaram 11

Next
Senado vota projeto de lei que aumenta pena por crimes violentos

Senado vota projeto de lei que aumenta pena por crimes violentos

PL que endurece regras para progressão de pena, está na pauta desta terça-feira

Total
0
Share