Polícia Civil deflagra operação contra crimes ambientais no Parque de Guajará-Mirim

Ação resultou em prisões, apreensões de armas e interrupção de atividades ilegais

No final desta sexta-feira (07), a Polícia Civil do Estado de Rondônia deflagrou, três operações simultâneas na região do Parque Estadual de Guajará-Mirim, intensificando o enfrentamento aos crimes ambientais e aos ataques contra bases de fiscalização dos órgãos ambientais. As ações — denominadas Pulso Verde, Contra-Ataque – Fase II e Pacto pela Terra — resultaram em prisões, apreensões de armas e munições, além da interrupção de atividades ilegais dentro da unidade de conservação.

As operações tiveram como objetivo a repressão aos crimes de dano ambiental, invasão de áreas protegidas e atos de violência contra agentes fiscalizadores. Durante o cumprimento das medidas judiciais, foram executados quatro mandados de prisão preventiva e realizadas duas prisões em flagrante, totalizando seis pessoas presas.

No total, as equipes apreenderam cinco espingardas calibres .22 e .28, mais de duzentas munições de diversos calibres, um GPS Garmin e dezenas de aparelhos celulares utilizados para navegação e demarcação clandestina de áreas no interior do parque.

As ações ocorreram de forma coordenada nos municípios de Nova Mamoré, Ouro Preto do Oeste e Ji-Paraná, mobilizando equipes de diversas unidades da Polícia Civil, com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM). A atuação integrada reforça o compromisso das instituições com a preservação do patrimônio ambiental e o fortalecimento das políticas de proteção territorial no Estado de Rondônia.

A Polícia Civil de Rondônia reafirma seu compromisso com a atuação integrada e contínua no combate aos crimes ambientais, sobretudo na região do Parque Estadual de Guajará-Mirim — área de grande relevância ecológica e historicamente pressionada por invasões e atividades ilícitas.

Fonte: Assessoria

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Ciclone arrasa o Paraná: seis mortos, 430 feridos e milhares de desabrigados

Ciclone arrasa o Paraná: seis mortos, 430 feridos e milhares de desabrigados

Defesa Civil estima que mais de 50% da área urbana tenha sido comprometida

Next
Anvisa avalia vacina do Butantan contra dengue

Anvisa avalia vacina do Butantan contra dengue

Agência pode concluir análise do registro no fim da semana que vem

Total
0
Share