A Polícia Civil orienta a população sobre o funcionamento do agendamento, a emissão e a retirada da Carteira de Identidade Nacional (CIN), além de reforçar o alerta contra golpes envolvendo cobrança indevida pelo serviço.
ONDE AGENDAR
O agendamento para emissão da Carteira de Identidade Nacional é feito exclusivamente pelo Portal do Cidadão, de forma online, sem necessidade de intermediários.
HORÁRIOS E DIAS DISPONÍVEIS
As vagas para agendamento são liberadas todas as sextas-feiras, às 12h30, e permanecem disponíveis até serem preenchidas. Quando houver feriado na sexta-feira, o agendamento ocorre no último dia útil da semana, no mesmo horário.
O QUE LEVAR NO DIA DO ATENDIMENTO
No dia e horário agendados, o cidadão deve comparecer ao local indicado portando:
• CPF;
• Certidão de Nascimento ou de Casamento original;
• Comprovante de residência.
ACOMPANHAMENTO E RETIRADA DO DOCUMENTO
O cidadão pode acompanhar o andamento da emissão da Carteira de Identidade Nacional pela aba “Acompanhamentos” no Portal do Cidadão. A retirada deve ser feita no local informado no momento do atendimento, dentro do prazo estipulado.
TOTALMENTE GRATUITO
A Polícia Civil reforça que não é cobrado taxas para o agendamento ou emissão da Carteira de Identidade Nacional.
Se alguém estiver cobrando por estes serviços, não faça qualquer tipo de pagamento ou forneça seus dados para terceiros.
DENÚNCIA ANÔNIMA
Casos de cobrança indevida ou tentativa de golpe podem ser denunciados anonimamente pelo telefone 197 ou pelo Whatsapp (69) 3216-8940.
IDENTIDADES PRONTAS PARA RETIRADA
Atualmente, mais de 40 mil carteiras de identidade já estão prontas e aguardam retirada nos postos de atendimento. A Polícia Civil orienta que os cidadãos verifiquem a situação do documento e realizem a retirada o quanto antes.
SEM PRESSA
É importante lembrar que seu RG atual tem validade até 2032, não havendo necessidade de urgência.
A Polícia Civil reforça que a informação correta protege o cidadão. Utilize sempre os canais oficiais, compartilhe orientações confiáveis e ajude a prevenir golpes.
Fonte: Assessoria/PCRO
Foto: Divulgação







