Povos tradicionais se unem em barqueata por justiça climática em Belém

Mais de 200 embarcações e cerca de 5 mil pessoas participaram da barqueata

Mais de 200 embarcações e cerca de 5 mil pessoas participaram, nesta quarta-feira (12), da barqueata que abriu a Cúpula dos Povos, em Belém (PA). O ato, realizado nas águas da Baía do Guajará, reuniu indígenas, quilombolas, pescadores, agricultores, movimentos feministas e periféricos em defesa da Amazônia e da justiça climática, paralelamente à COP30.

A manifestação encerrou a Caravana da Resposta, que percorreu o “corredor da soja” entre Mato Grosso e Pará denunciando os impactos do agronegócio e de grandes obras sobre territórios tradicionais. Com o lema “a resposta somos nós”, os participantes reivindicaram escuta, respeito e soberania popular.

“Estamos lutando desde o início e queremos ser valorizados conforme nossa cultura”, afirmou o líder indígena Bepmoroi Metuktire, do Instituto Raoni.

Representando os quilombolas, Kahamy Ãdetta, do Rio Grande do Sul, denunciou ameaças de empreendimentos e defendeu o direito à consulta prévia: “Só há vida se a água, a terra e o ar forem puros”.

Do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais, Rosângela Santos Vieira relatou a escassez de peixes causada pela seca e pelo desmatamento. Já Ana Karina Barbosa, do Coletivo Muvuca, de Santarém, alertou para a devastação provocada pela soja sobre comunidades rurais.

Movimentos feministas também marcaram presença. Anne Moraes, da Marcha Mundial das Mulheres, destacou a necessidade de unir justiça climática e igualdade de gênero: “As mulheres estão na linha de frente tanto das crises quanto das soluções”.

A barqueata simbolizou a união de diferentes vozes da Amazônia e do Brasil em defesa da vida, dos territórios e do clima.

Fonte: jornaldamazonia.com

Imagem: jornaldamazonia.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
MPRO deflagra operação para combater organização criminosa

MPRO deflagra operação para combater organização criminosa

Mandados estão sendo cumpridos em quatro Estados da federação

Next
Chefes do Comando Vermelho são transferidos para presídios federais

Chefes do Comando Vermelho são transferidos para presídios federais

Criminosos são levados em avião da PF para outros estados da federação

Total
0
Share