Projeto defendido pela deputada Cláudia de Jesus destina R$ 865 mil para diagnóstico de comunidades indígenas

Iniciativa busca levantar dados sobre as condições de vida dos povos originários

Com apoio da deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), a Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou esta semana o projeto de lei que destina R$ 865 mil à Superintendência Estadual do Indígena (SI) para a conclusão de um diagnóstico socioeconômico e ambiental das comunidades indígenas do estado.

A iniciativa busca levantar dados detalhados sobre as condições de vida dos povos originários, servindo de base para políticas públicas mais eficientes nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento sustentável.

“Essa iniciativa é um passo fundamental para que possamos entender de forma técnica e precisa as reais necessidades das comunidades indígenas. Com dados concretos, o Estado terá condições de criar ações que respeitem as especificidades culturais e sociais desses povos”, afirmou a deputada Cláudia de Jesus.

O projeto que teve voto favorável da deputada, permitirá a aplicação de questionários em comunidades indígenas tanto nos territórios tradicionais quanto em áreas urbanas. Além disso, parte dos valores será destinada a diárias de servidores, capacitação, aquisição de equipamentos de proteção, manutenção de veículos e compra de equipamentos como drones, GPS, computadores e impressoras.

Desde 2024, o levantamento já alcançou mais de 500 famílias, gerando 60 mapas e mais de 8 mil gráficos com informações detalhadas sobre a realidade indígena em Rondônia. A etapa final prevê a consolidação de todos esses dados em um relatório técnico, com diagnósticos e recomendações para fortalecer a cidadania indígena e promover o desenvolvimento sustentável.

FOTOS E MAIS NO SITE: https://www.deputadaclaudiadejesus.com.br/2025/07/projeto-defendido-pela-deputada-claudia.html

Fonte: Assessoria Parlamentar

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
OPORTUNIDADE: Sesc Rondônia abre inscrições para processo seletivo

OPORTUNIDADE: Sesc Rondônia abre inscrições para processo seletivo

Next
Proibição de uso de animais em testes de cosméticos segue para sanção do presidente

Proibição de uso de animais em testes de cosméticos segue para sanção do presidente

You May Also Like
Total
0
Share