O efetivo da Força Nacional de Segurança Pública será ampliado na fronteira do Brasil com a Venezuela, em Roraima. A medida foi autorizada por portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública publicada nesta quinta-feira (8) no Diário Oficial da União.
A decisão prevê o envio de agentes para Boa Vista e Pacaraima, principal porta de entrada de venezuelanos no país, por um período inicial de 90 dias, com possibilidade de prorrogação. A atuação será de apoio às forças estaduais na preservação da ordem pública e na proteção da população.
O reforço ocorre em meio à instabilidade política na Venezuela e às recentes ações militares dos Estados Unidos no país vizinho, que aumentaram a preocupação com reflexos na região de fronteira.
Paralelamente, União e governo de Roraima firmaram um acordo, ainda pendente de homologação pelo STF, que prevê o repasse de R$ 115 milhões ao estado para custear despesas decorrentes do fluxo migratório venezuelano, com investimentos nas áreas de saúde, educação, segurança pública e sistema prisional.
Fonte: Com informações da Agência Brasil
Foto: Jean Oliveira







