O governo de Rondônia deu um passo importante para a exportação de carne bovina, avançando no processo de habilitação para fornecer produtos a países com rigor sanitário elevado, como o Chile e o Japão. A ação, marcada por uma reunião em Brasília no dia 3 de novembro, chancela a qualidade da produção rondoniense e busca abrir novas oportunidades econômicas para o estado.
O encontro teve como foco a abertura de mercado para a carne e o frango produzidos em Rondônia e contou com a participação da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Também esteve presente o diretor de Negociações Não Tarifárias do Mapa, Augusto Billi.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o avanço fortalece a posição do estado no mercado internacional.
“Rondônia dá um passo importante no processo de habilitação para exportar a carne bovina a países com alto rigor sanitário. A ação é feita em benefício do homem do campo para que o progresso do estado continue cada vez mais no cenário internacional”, destacou Rocha.
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luiz Rua, ressaltou a solidez da parceria com o governo rondoniense, citando recentes conquistas, como o acesso às Filipinas, o pré-listing para Singapura e a abertura da República Dominicana. Ele reforçou que o trabalho está alinhado aos requisitos e cronogramas do Japão.
Já o secretário de Agricultura de Rondônia, Luiz Paulo, afirmou que a reunião em Brasília reforça o alinhamento técnico e diplomático necessário para avançar na pauta de abertura de mercados para carne e frango do estado.
jornaldamazonia.com / Com informações da Secom/RO







