STF define que recreio pode integrar jornada de trabalho de professores

Intervalo faz parte da jornada quando o docente permanece à disposição da escola

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (13) que o recreio escolar pode integrar a jornada de trabalho de professores de escolas e faculdades particulares, dependendo da forma como o tempo é utilizado.

Segundo o entendimento da maioria dos ministros, o intervalo faz parte da jornada quando o docente permanece à disposição da escola, realizando atividades como atendimento a alunos ou tarefas pedagógicas. No entanto, casos em que o professor usa o tempo apenas para descanso pessoal poderão ser comprovados judicialmente, excluindo o período do cômputo da carga horária.

O julgamento analisou a constitucionalidade de decisões da Justiça do Trabalho que consideravam o recreio obrigatoriamente como tempo de serviço. O recurso foi apresentado pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Faculdades (Abrafi), que questionou decisões do TST.

O relator, ministro Gilmar Mendes, foi acompanhado por seis ministros (Flávio Dino, Cristiano Zanin, André Mendonça, Nunes Marques, Dias Toffoli e Cármen Lúcia). O presidente do STF, Edson Fachin, ficou vencido ao defender que o intervalo deveria sempre ser considerado parte da jornada.

Com o encerramento do julgamento, processos suspensos sobre o tema em todo o país deverão ser retomados, seguindo o novo entendimento da Corte.

Fonte: jornaldamazonia.com

Foto: José Cruz

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Ministério emite alerta para azeites fraudados; saiba quais marcas

Ministério emite alerta para azeites fraudados; saiba quais marcas

Ministério da Agricultura inspecionou lotes considerados impróprios

Next
Boi Malhadinho busca tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025

Boi Malhadinho busca tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025

Representado pela cor Azul, Malhadinho tenta o seu 11° título no duelo

Total
0
Share