O governo federal anunciou a construção do primeiro hospital público inteligente do Brasil, que será instalado em São Paulo. O projeto será financiado por um empréstimo de R$ 1,7 bilhão do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), do Brics, e integra a criação da Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes do SUS.
A unidade, vinculada à Universidade de São Paulo (USP), será referência em assistência totalmente digital, com uso de inteligência artificial e tecnologias de alta precisão. O hospital terá setor de emergência com 250 leitos, UTI com 350 leitos integrados a uma rede nacional de UTIs inteligentes e 25 salas cirúrgicas. A capacidade estimada é de 200 mil atendimentos por ano, com previsão de conclusão em até quatro anos.
Segundo o Ministério da Saúde, o modelo poderá reduzir significativamente o tempo de espera em atendimentos de urgência e emergência. O projeto também prevê a modernização de hospitais federais e universitários em diferentes estados, com investimentos adicionais de R$ 1,2 bilhão, reforçando a estratégia de modernização tecnológica do SUS.
Fonte: jornaldamazonia.com
Foto: Reprodução: Canva/Suwaree Tangbovornpichet’s Images / Bons Fluidos







