O presidente Lula assina nesta quarta-feira (27) o decreto que regulamenta a TV 3.0, nova geração da televisão aberta no Brasil. A tecnologia promete transformar a forma como os brasileiros assistem TV, com mais qualidade de som e imagem, interatividade, personalização e integração com a internet.
Com base no padrão internacional ATSC 3.0, a TV 3.0 permitirá a oferta de conteúdos sob demanda, compras pelo controle remoto (T-commerce) e acesso a serviços públicos diretamente na televisão. As emissoras também poderão lançar aplicativos com programação estendida e novas formas de receita.
O governo prevê uma transição gradual a partir das grandes cidades, com expectativa de parte da população já usar a nova tecnologia durante a Copa de 2026. Especialistas destacam que a TV 3.0 pode ajudar a recuperar espaço perdido para as plataformas de streaming, ao recolocar a TV aberta em destaque nas telas iniciais dos aparelhos.
A tecnologia também impulsionará a comunicação pública com uma plataforma comum de canais estatais e legislativos, acessíveis mesmo sem sinal de antena, via internet.
Entre os desafios estão o custo da migração para emissoras e consumidores, além do acesso desigual à internet de qualidade, o que pode limitar o alcance imediato da novidade.
Fonte: jornaldamazonia.com com informações da Agência Brasil
Foto: Valter Campanato
