TV 3.0 será lançada no Brasil com mais interatividade e qualidade

Governo prevê uma transição gradual a partir das grandes cidades

O presidente Lula assina nesta quarta-feira (27) o decreto que regulamenta a TV 3.0, nova geração da televisão aberta no Brasil. A tecnologia promete transformar a forma como os brasileiros assistem TV, com mais qualidade de som e imagem, interatividade, personalização e integração com a internet.

Com base no padrão internacional ATSC 3.0, a TV 3.0 permitirá a oferta de conteúdos sob demanda, compras pelo controle remoto (T-commerce) e acesso a serviços públicos diretamente na televisão. As emissoras também poderão lançar aplicativos com programação estendida e novas formas de receita.

O governo prevê uma transição gradual a partir das grandes cidades, com expectativa de parte da população já usar a nova tecnologia durante a Copa de 2026. Especialistas destacam que a TV 3.0 pode ajudar a recuperar espaço perdido para as plataformas de streaming, ao recolocar a TV aberta em destaque nas telas iniciais dos aparelhos.

A tecnologia também impulsionará a comunicação pública com uma plataforma comum de canais estatais e legislativos, acessíveis mesmo sem sinal de antena, via internet.

Entre os desafios estão o custo da migração para emissoras e consumidores, além do acesso desigual à internet de qualidade, o que pode limitar o alcance imediato da novidade.

Fonte: jornaldamazonia.com com informações da Agência Brasil

Foto: Valter Campanato

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Quase 1,5 mil selecionados do Mais Médicos iniciam trabalho nesta quarta-feira

Quase 1,5 mil selecionados do Mais Médicos iniciam trabalho nesta quarta-feira

Atuação será em 987 cidades e 23 distritos sanitários indígenas do país

Next
Parlamento aprova criação das Centrais Integradas de Alternativas Penais

Parlamento aprova criação das Centrais Integradas de Alternativas Penais

Projeto de lei tem objetivo de fortalecer medidas alternativas ao encarceramento

Total
0
Share