A última semana de 2025 será marcada por mudanças no tempo em diversas regiões do Brasil. De acordo com o Climatempo, o enfraquecimento do bloqueio atmosférico permite o avanço das instabilidades já no início da semana, favorecendo a ocorrência de chuvas em boa parte do país.
As regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte entram em alerta para pancadas de chuva, enquanto o Sul deve continuar sob influência de temporais. Apesar do aumento da nebulosidade e da precipitação, o calor segue predominante.
“Mesmo com mais nuvens e chuva, as temperaturas continuam elevadas nesta última semana do ano. Os termômetros não devem repetir os extremos registrados no período do Natal, mas a sensação de abafamento permanece alta, especialmente nas áreas com maior umidade do ar”, informa o Climatempo.
Previsão para o Ano Novo por região
Norte
Os últimos dias do ano terão sol intercalado com pancadas de chuva, principalmente no período da tarde nas capitais. As chuvas mais intensas devem se concentrar no interior da região, com risco de temporais no sul do Pará, centro-oeste do Amazonas, Rondônia e Acre.
No Amapá, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém a previsão de volumes elevados de chuva. Na virada do ano, podem ocorrer pancadas rápidas no fim da tarde nas capitais.
Sul
A semana será de calor e períodos de sol, mas a chegada de uma frente fria aumenta o risco de temporais de moderada a forte intensidade, especialmente à tarde, no norte do Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e sudoeste do Paraná.
Na noite do réveillon, a previsão indica chuva fraca a moderada no litoral. Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba podem registrar pancadas isoladas.
Sudeste
O início da semana terá sol entre nuvens e chance de chuva à tarde, principalmente no interior de São Paulo, Minas Gerais, Triângulo Mineiro e regiões serranas e interior do Rio de Janeiro.
No dia 31 de dezembro, com o avanço da frente fria, permanece a possibilidade de chuvas rápidas entre a tarde e a noite.
Centro-Oeste
O calor segue intenso, com temperaturas próximas ou acima dos 30 °C nas capitais. Para a virada do ano, a maior probabilidade de chuva é em Goiás. Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, também pode chover no réveillon, mas com menor chance.
Nordeste
A região terá uma semana de calor intenso, com previsão de chuvas isoladas no interior. No litoral, as temperaturas podem se aproximar dos 30 °C. Na noite do dia 31, o tempo tende a permanecer firme, favorecendo as comemorações ao ar livre.
jornaldamazonia.com







