No próximo domingo, 9 de novembro, os candidatos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 farão a aguardada prova de redação, junto com as avaliações de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
A nota da redação, que varia de 0 a 1.000 pontos, será atribuída com base em cinco competências definidas pelo exame. O texto exigido é do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, e deve ser desenvolvido a partir de uma situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação do candidato.
O tema da redação será de ordem social, científica, cultural ou política, e o participante deverá defender um ponto de vista por meio de argumentos consistentes, organizados e coerentes. O objetivo é convencer o leitor sobre a relevância da opinião apresentada, com base em informações, fatos e raciocínio lógico.
Além disso, o candidato precisa apresentar uma proposta de intervenção social, ou seja, uma solução para o problema abordado, que respeite os direitos humanos. Propostas que incentivem a violência, o preconceito ou violem direitos fundamentais resultarão em nota zero.
As cinco competências avaliadas
Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa;
Aplicação de conceitos das várias áreas do conhecimento (repertório sociocultural);
Organização de informações, fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Domínio dos mecanismos linguísticos de coesão e coerência;
Elaboração de uma proposta de intervenção social respeitando os direitos humanos.
A redação será corrigida apenas se for transcrita para a folha oficial do Enem. Cada texto passará por dois avaliadores, graduados em Letras ou Linguística, que darão notas de 0 a 200 pontos em cada competência. A nota final será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois corretores.
Casos que levam à nota zero
Conforme o edital, alguns critérios resultam automaticamente em nota zero:
Fuga ao tema proposto;
Ausência de texto na folha de redação;
Texto com até sete linhas;
Redação escrita em língua estrangeira;
Presença de nome, assinatura, rubrica ou identificação;
Estrutura que não seja dissertativo-argumentativa;
Desrespeito à seriedade do exame, com palavrões, desenhos ou ironias.
Aplicação das provas
O Enem 2025 registrou 4.811.338 inscritos, um aumento de 11,22% em relação ao ano passado e de 38% em comparação com 2022, segundo o Ministério da Educação.
As provas serão aplicadas em 9 e 16 de novembro, em todo o país, exceto nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, que terão o exame nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à COP30 — a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
Em todos os locais, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h (horário de Brasília). Após esse horário, não será permitida a entrada de candidatos, e as provas começam pontualmente às 13h30.
jornaldamazonia.com
Foto: Divulgação/MEC







