A partir do dia 31 de outubro o WhatsApp será desativado de dispositivos Android e iPhones. A mudança faz parte de um planejamento técnico que prioriza a integridade dos dados do usuário, para manter a segurança e o bom funcionamento do serviço.
Segundo a Meta Platforms, empresa responsável pelo aplicativo, a alteração será feita em modelos que não atendem mais aos requisitos mínimos de segurança e desempenho.
O WhatsApp será removido de dispositivos antigos, que não suportam o recurso de criptografia e atualizações solicitadas pelo aplicativo, ou seja, aparelhos que não estão com sistemas operacionais atualizados.
Por que o WhatsApp será desativado de alguns aparelhos?
A cada atualização do aplicativo seu sistema de proteção, criptografia e melhorias internas atualizam e dependem de hardware e software do aparelho. Dispositivos com mais de uma década de uso não comportam as renovações necessárias para garantir a segurança dos dados do usuário no aplicativo. Versões de aparelhos mais antigos correm risco de vazamento de dados.
A meta afirma que a desativação ocorrerá de forma contínua até novembro, a princípio os usuários notarão lentidão, falhas no envio de mensagens e erros na abertura de conversas, até que o acesso seja completamente bloqueado.
Quais dispositivos ficarão sem acesso?
Entre os modelos afetados estão aparelhos de grandes fabricantes, como Samsung, Motorola, LG, Huawei, Sony e HTC, especialmente os lançados há mais de dez anos. Confira os principais modelos que deixarão de ser compatíveis:
Samsung: Galaxy S3, Galaxy S4 Mini, Galaxy Note 2, Galaxy Core, Galaxy Trend e Galaxy S5.
Motorola: Moto G (1ª geração) e Moto E (2014).
LG: Optimus G, Nexus 4, G2 Mini e LG G3.
Sony: Xperia Z, Xperia SP, Xperia T, Xperia V e Xperia Z2.
Outras marcas: Huawei Ascend Mate 2 e HTC One M8.
Em aparelhos A pple, o WhatsApp será desativado em iPhones com iOS 15.1 ou anterior. Como os modelos iPhone 5, 5C, 5S, 6 e 6 Plus. Aparelhos com sistema inferiores ao iOS 12 terão o acesso interrompido definitivamente.
Usuários que constarem na lista de dispositivos não compatíveis devem verificar se existem atualizações do sistema disponíveis. Caso o aparelho possibilite a instalação de uma versão mais atual, o uso do WhatsApp poderá ser restaurado.
Fonte: IG
