O aleitamento materno é um gesto de amor que fortalece não só o vínculo entre mãe e filho, mas também toda a família e a sociedade.
Mais do que um simples ato de amor, o leite materno fortalece o sistema imunológico, reduz o risco de infecções e contribui para seu bem-estar geral. Amamentar é garantir vida, e uma alimentação adequada é fundamental para que o leite materno seja nutritivo, assegurando o crescimento saudável das crianças.
Por isso, o governo de Rondônia, em alusão à Campanha Agosto Dourado, reforça a importância do aleitamento materno para a saúde coletiva. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, salientou que a rede estadual de saúde conta com o Banco de Leite Santa Ágata, referência no incentivo à amamentação e na proteção da primeira infância.
A nutricionista da maternidade do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, Lya Demétrio, explicou que a alimentação da mãe é fundamental para o sucesso do aleitamento materno. “Para que o bebê ganhe peso de forma saudável, é essencial que a mãe tenha uma dieta equilibrada, rica em calorias e proteínas.” Além disso, os alimentos certos ajudam na recuperação da mãe após o parto, fortalecendo seu corpo e sua energia para os cuidados iniciais com o bebê.
