Candidatos do CNU 2025 poderão consultar local da prova discursiva a partir desta segunda-feira (1º)

Acesso estará liberado aos candidatos a partir das 16h
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Os 42.499 candidatos aprovados na primeira etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar, a partir das 16h desta segunda-feira (1º), os locais onde realizarão as provas discursivas. As informações estarão disponíveis no cartão de confirmação de inscrição, que deve ser consultado na página oficial do concurso, no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela organização do certame. Para acessar o documento, é necessário informar CPF e senha da plataforma Gov.br.

A prova discursiva será aplicada em 7 de dezembro, em 228 cidades distribuídas por todas as regiões do país — mesma logística utilizada na primeira etapa, realizada em 5 de outubro.

Cartão de confirmação

O cartão de confirmação é individual para cada candidato aprovado nas provas objetivas. Além do endereço da prova, o documento apresenta número de inscrição, data, horário e orientações gerais para o dia do exame. Também serão informados, quando aplicável, registros sobre atendimento especializado ou utilização de nome social.

Embora não seja obrigatório, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a FGV recomendam que os candidatos levem o cartão impresso para facilitar a identificação e o deslocamento até o local de prova.

A lista de convocados para a segunda etapa foi divulgada pelo MGI em 12 de novembro e está disponível no site da FGV.

Estrutura da prova discursiva

Para os cargos de nível superior, a avaliação será composta por duas questões discursivas, cada uma valendo 22,5 pontos, totalizando 45 pontos. Já para os cargos de nível intermediário, a prova contará com uma redação dissertativo-argumentativa, com valor total de 30 pontos.

Os textos terão limite de 30 linhas e serão avaliados com base em dois critérios: conhecimentos específicos e domínio da língua portuguesa. Para nível superior, cada critério representa 50% da nota. Para nível intermediário, a nota será integralmente atribuída à competência linguística.

As respostas devem ser escritas à mão, em caneta esferográfica azul ou preta, e apenas o conteúdo registrado na folha definitiva será corrigido.

Horários das provas

  • Nível superior: das 13h às 16h (horário de Brasília)
  • Nível intermediário: das 13h às 15h

Os portões serão fechados às 12h30, meia hora antes do início da prova.

CNU 2025

Popularmente conhecido como “Enem dos Concursos”, o CNU 2025 oferece 3.652 vagas em 32 órgãos do governo federal. Dessas, 3.144 são destinadas a cargos de nível superior e 508 a nível intermediário. Do total de oportunidades, 2.480 são para preenchimento imediato e 1.172 para provimento no curto prazo, após homologação.

Assim como na primeira edição, os cargos foram distribuídos em nove blocos temáticos. O modelo permite que o candidato escolha diferentes cargos dentro de um mesmo bloco e organize sua lista de preferência.

A iniciativa também prevê a formação de um banco de talentos, com candidatos aprovados em lista de espera para futuras nomeações.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Com título da Libertadores, Flamengo garante prêmio milionário; veja os valores

Com título da Libertadores, Flamengo garante prêmio milionário; veja os valores

Apenas pelo triunfo na decisão, o clube embolsou 24 milhões de dólares

Next
Nova faixa de isenção do IR deve impulsionar economia em R$ 28 bilhões, segundo Lula

Nova faixa de isenção do IR deve impulsionar economia em R$ 28 bilhões, segundo Lula

O aumento da taxação para altas rendas, também foi anunciado por Lula

Total
0
Share