Organizações da sociedade civil lançaram o programa “Caminhos para Liderança de Mulheres na Justiça”, com foco em ampliar a presença feminina em cargos de comando na magistratura, no Ministério Público e na Defensoria Pública.
A iniciativa selecionará 30 participantes que atuarão como magistradas, promotoras ou defensoras públicas. Elas receberão mentorias, participarão de encontros presenciais e vivências internacionais ao longo de dez meses, com ênfase em gestão e governança.
O programa também pretende formar uma rede de articulação entre as participantes e estimular maior diversidade étnico-racial e regional no sistema de Justiça. As inscrições ficam abertas até 30 de junho.
Historicamente, a presença de mulheres em cargos de liderança no Judiciário é reduzida. Em tribunais superiores e instituições como o Ministério Público, a ocupação feminina ainda é minoritária em posições de comando.
O processo seletivo exige currículo, carta de motivação e de recomendação, além de taxa de inscrição de R$ 100. As candidaturas devem ser feitas pelo site do projeto.
Fonte: jornaldamazonia.com
Imagem: Succo/Pixabay







