Avanços na regularização fundiária em Rondônia são articulados pela deputada Cláudia de Jesus

O repasse de áreas da União para o Estado esteve na pauta da reunião, em Brasília

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) participou, na quarta-feira (24), de uma importante reunião em Brasília para tratar da governança fundiária em Rondônia.

A pauta tratou do repasse de áreas públicas da União para o Estado de Rondônia, do acompanhamento da regularização fundiária em regiões estratégicas e da titulação definitiva das áreas no entorno do aeroporto de Ji-Paraná. A deputada destacou a importância do diálogo federativo para dar celeridade aos processos de titulação.

O encontro ocorreu na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e contou com a presença de João Pedro, diretor de Governança Fundiária do Incra; Vitor Moura, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Maria Rita Reis, chefe da Procuradoria Federal Especializada; e do secretário da Secretaria Estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária (SEPAT), coronel Davi Inácio.

“Estamos acompanhando de perto os trâmites da regularização fundiária em Ji-Paraná. O trabalho de campo já foi concluído e o georreferenciamento está pronto para ser inserido no Sistema de Gestão Fundiária. A partir daí, o processo seguirá para a câmara técnica. São etapas fundamentais para garantir segurança jurídica às famílias que vivem nessas áreas e promover o desenvolvimento da nossa região”, afirmou Cláudia de Jesus.

Durante a reunião, os representantes do Incra e do MDA reforçaram o compromisso com a pauta da regularização fundiária e destacaram o papel estratégico do estado de Rondônia no contexto da reforma agrária e da governança de terras públicas.

Em diálogo com o presidente do Incra, César Fernando Schiavon, a deputada também reiterou a necessidade de união entre os entes federados para avançar na resolução de conflitos fundiários históricos e promover justiça social no campo. “A regularização não é só um documento. É dignidade, acesso a políticas públicas e desenvolvimento com inclusão”, completou.

A expectativa é que, com a conclusão das etapas técnicas, novos títulos sejam entregues ainda neste ano, beneficiando centenas de famílias na região central do estado.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
ALERTA: obesidade aumenta o risco de morte em 80%, segundo estudo da UFSCar

ALERTA: obesidade aumenta o risco de morte em 80%, segundo estudo da UFSCar

Essa condição conhecida como obesidade sarcopênica

Next
População do Cone Sul de Rondônia receberá atendimentos do MP Itinerante

População do Cone Sul de Rondônia receberá atendimentos do MP Itinerante

Projeto atenderá quatro municípios da região entre 29 de julho e 1º de agosto

Total
0
Share