Ministério cancela 76,6 mil licenças de pescadores profissionais em todo o país

Foto: Luís Gustavo/Incra

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) cancelou 76.665 licenças de pescadores e pescadoras profissionais em todo o Brasil. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e atinge registros que estavam suspensos desde o fim de 2024 por pendências administrativas.

O cancelamento segue as regras da Portaria MPA nº 127/2023, que prevê a anulação definitiva da licença quando o profissional não regulariza a situação dentro do prazo. Com a decisão, os pescadores perdem o direito à atividade comercial e a benefícios como o seguro-defeso. Segundo o ministério, a ação integra esforços para aumentar a transparência e combater fraudes no registro da atividade pesqueira.

Em setembro, quando o MPA anunciou a suspensão de 131.695 licenças, a secretária nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa da Pesca e Aquicultura, Carolina Dória, destacou a importância da cooperação entre os órgãos federais para garantir a transparência do processo.

“Essa decisão é fundamental para proteger a política pública pesqueira de fraudes e golpes. Nosso compromisso é assegurar que o Registro Geral da Atividade Pesqueira seja transparente e reflita, de fato, os direitos de quem vive da pesca. Trabalhamos lado a lado com a Polícia Federal e com os órgãos de controle para garantir que as licenças sejam legítimas e respeitadas”, afirmou.

jornaldamazonia.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Mais de 1,7 mil ocorrências são registradas pela PM no fim de semana

Mais de 1,7 mil ocorrências são registradas pela PM no fim de semana

Cinco armas de fogo foram apreendidas, além de 76,856 quilos de drogas

Next
Anvisa reforça alerta sobre uso de canetas emagrecedoras e risco de pancreatite

Anvisa reforça alerta sobre uso de canetas emagrecedoras e risco de pancreatite

Foram registradas 145 notificações de reações adversas, incluindo seis óbitos

Total
0
Share