O Sistema Único de Saúde (SUS) vai voltar a adotar duas doses de reforço da vacina contra a poliomielite a partir de 3 de agosto. A atualização do esquema vacinal, definida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), será feita exclusivamente com a vacina injetável.
Com a mudança, crianças passam a receber três doses iniciais aos 2, 4 e 6 meses, além de dois reforços aos 15 meses e aos 4 anos de idade, todos com vacina inativada.
Segundo o Ministério da Saúde, a substituição da vacina oral pela injetável busca reduzir riscos associados ao uso do vírus atenuado, mantendo a proteção da população infantil. A recomendação é que crianças menores de 5 anos verifiquem a caderneta de vacinação para possível atualização.
O Brasil está há 37 anos sem registros de poliomielite, mas autoridades reforçam que a vacinação continua essencial diante da circulação do vírus em outros países.
Fonte: jornaldamazonia.com
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom







