SUS retoma esquema com duas doses de reforço da vacina contra a pólio

Mudança passa a valer em agosto e mantém proteção infantil com vacina injetável

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai voltar a adotar duas doses de reforço da vacina contra a poliomielite a partir de 3 de agosto. A atualização do esquema vacinal, definida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), será feita exclusivamente com a vacina injetável.

Com a mudança, crianças passam a receber três doses iniciais aos 2, 4 e 6 meses, além de dois reforços aos 15 meses e aos 4 anos de idade, todos com vacina inativada.

Segundo o Ministério da Saúde, a substituição da vacina oral pela injetável busca reduzir riscos associados ao uso do vírus atenuado, mantendo a proteção da população infantil. A recomendação é que crianças menores de 5 anos verifiquem a caderneta de vacinação para possível atualização.

O Brasil está há 37 anos sem registros de poliomielite, mas autoridades reforçam que a vacinação continua essencial diante da circulação do vírus em outros países.

Fonte: jornaldamazonia.com

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Brasil registra recorde histórico de passageiros em voos domésticos em 2026

Brasil registra recorde histórico de passageiros em voos domésticos em 2026

Entre janeiro e maio, 42 milhões de brasileiros viajaram pelo país

Next
Carteira de Identidade Nacional digital pode ser acessada pelo celular via GOV.BR

Carteira de Identidade Nacional digital pode ser acessada pelo celular via GOV.BR

Governo reforça uso da versão digital e alerta para golpes envolvendo o novo

Total
0
Share