A Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagraram, nesta quinta-feira (25), a Operação Iracema para combater a exploração ilegal de minério no Rio Madeira, um dos principais alvos do garimpo clandestino na Amazônia.

Durante a ação, foram inutilizadas 29 dragas, embarcações e motores empregados na extração irregular de minério. A medida busca desarticular a estrutura utilizada por organizações criminosas que atuam na atividade ilegal, responsável por causar graves impactos ambientais, como a degradação do leito dos rios, destruição de ecossistemas e contaminação por mercúrio.
A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar os crimes, identificar os financiadores do esquema e responsabilizar os executores das atividades ilícitas, conforme a legislação penal e ambiental. As investigações continuam e novas medidas poderão ser adotadas ao longo dos trabalhos.
A Operação Iracema reforça a atuação integrada entre a PF e o Ibama no enfrentamento aos crimes ambientais e à mineração ilegal na Amazônia, com foco na proteção dos recursos naturais e na responsabilização dos envolvidos.







