O Brasil alcançou em 2025 a menor taxa de analfabetismo já registrada entre pessoas com 15 anos ou mais. Dados da Pnad Educação, do IBGE, mostram que 4,9% da população adulta ainda não é alfabetizada, o equivalente a 8,4 milhões de pessoas.
Durante evento em Fortaleza, o ministro da Educação, Leonardo Barchini, atribuiu o resultado às políticas educacionais adotadas pelo governo federal desde 2023, com destaque para a ampliação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que registrou aumento de matrículas, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.
O ministro também destacou a redução dos índices de abandono escolar, reprovação e distorção idade-série, além da expansão das escolas em tempo integral, do acesso à internet nas unidades de ensino e do aumento dos investimentos no setor.
Segundo Barchini, o programa Pé-de-Meia tem contribuído para manter os estudantes do ensino médio na escola, favorecendo a frequência às aulas e a melhoria dos indicadores educacionais.
Fonte: jornaldamazonia.com
Imagem: x.com







