O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (24) a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População em Situação de Rua, que prevê a ampliação dos serviços do SUS voltados a esse público em todo o país.
A iniciativa aumenta para 392 o número de equipes especializadas de atendimento e prevê a entrega de 400 Unidades Móveis de Rua até 2027, com investimento de R$ 144 milhões. Os veículos serão equipados para consultas, exames, testes rápidos e pequenos procedimentos.
Segundo o ministro Alexandre Padilha, a política também reforça a capacitação dos profissionais de saúde e garante que o atendimento não poderá ser negado por falta de documentos ou do cartão SUS.
Estruturada em sete eixos, a nova política busca ampliar o acesso aos serviços de saúde, combater discriminações, fortalecer ações de redução de danos, aprimorar o monitoramento de dados e integrar políticas de assistência social, alimentação e proteção à população em situação de rua.
O governo destaca que a medida pretende levar atendimento diretamente aos locais onde essas pessoas vivem, ampliando o acesso aos cuidados básicos e especializados de saúde.
Fonte: jornaldamazonia.com
Imagem: SP Invisível







